Você sabia que hoje em dia já podemos colocar aparelho em crianças bem pequenas?
Este é o Bernardo (meu afilhado), de 4 anos. Ele tem o hábito da sucção digital (chupa o dedo) e com isso a arcada superior dele ficou muito fechada, dificultando sua respiração e levando os dentes pra frente. Apesar de muitos acharem que criança nessa idade não colabora, estão enganados. Muitas crianças colaboram sim. O Bernardo, por exemplo, nos surpreendeu e está usando bem o aparelho. Com 5 meses de uso já notamos uma melhora na arcada e na sua respiração.
Muitas vezes não é questão de escolha colocar o aparelho cedo, e sim uma necessidade. A criança não sabe o bem que aquilo vai lhe causar, mas nós, pais e profissionais, temos que incentivá-los a usar da melhor forma possível. Pois neste momento, com certeza, estamos evitando males maiores pra criança no futuro e trazendo um conforto através da correção pra eles no presente.
Hoje em dia, quando detectamos qualquer maloclusão (mordida errada, falta de espaço para os dentes, dentes pra frente, etc) podemos iniciar o tratamento do paciente com OFM (ortopedia funcional de maxilares), os aparelhos removíveis.
Alguns pacientes começam a usar aparelhos bem cedo: à partir de 3, 4, 5 anos de idade já podemos indicar o uso tanto pra corrigir como para prevenir maiores problemas.
Por isso, procure um odontopediatra o mais cedo possível, para tirar suas dúvidas e para que o profissional diagnostique se seu filho precisa usar aparelho.